Saúde e Actividade Física
O estilo de vida cada vez mais sedentário, aliado ao uso crescente da tecnologia na vida quotidiana, estão a causar altos níveis de inactividade entre pessoas de todas as idades, em todo o mundo.
A Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a grande importância da actividade física para a saúde física, mental e social e para a capacidade funcional e bem-estar de indivíduos e comunidades. Aponta para a necessidade de políticas e programas que levem em conta as necessidades e possibilidades das diferentes populações e sociedades, com o objectivo de integrar a actividade física no dia-a-dia de todas as faixas etárias, incluindo mulheres, idosos, trabalhadores e portadores de deficiências, em todos os sectores sociais, especialmente na escola, no local de trabalho e nas comunidades.
A prática de actividades física desde criança é fundamental para um bom crescimento e desenvolvimento.
Estudos cíentificos indicam que a prática de exercício físico, diminui o risco do aparecimento de doenças cardivasculares, atrasa o envelhecimento e melhora a qualidade de vida. Contudo, o tipo de actividade deve ser adequada á idade e características e limitações físicas, de cada pessoa (crianças, adultos e idosos).
Alguns benefícios da prática regular de exercício físico:
- Reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas coronárias e o risco de um infarto.
- Diminui o colesterol total, e eleva o bom colesterol.
- Ajuda a reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas e previne o aparecimento da mesma.
- Diminui o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e de cancro do cólon
- Ajuda a manter um peso ideal.
- Melhora a autoestima, diminui o nivel de Stress e sentimentos de depressão e ansiedade.
- Contribui para um bom desenvolvimento dos ossos, articulações e músculos, reduzindo o risco de doenças músculo-esqueléticas.
- Ajuda pessoas mais velhas a ficarem e manterem-se mais fortes e flexiveis, minimizando o risco de lesões e quedas.